sábado, 24 de setembro de 2011

Projeção...!?

Então, esse post está sendo publicado à pedido, de forma que vou tentar explicar a concepção que eu tenho sobre a projeção de perfumes. Fica claro, portanto, que não são informações que exprimem a verdade absoluta, são minhas opiniões. Desde já, solicito que os visitantes, que tiverem opiniões legais que possam acrescentar ao post, escrevam nos comentários.

Dentre as características mais importantes que a pessoa procura em determinado perfume está a projeção. Mas o que significa a projeção de um perfume e o qual a sua ligação com as outras características? É o que tentarei explicar através desse singelo post!

Inicialmente é importante definir que a projeção é o que faz com que você, ao usar um perfume, seja notado a uma certa distância. A projeção é, portanto como o nome sugere, a projeção da essência proposta pelo perfume, traduzida pelas notas que compões esse perfume. Seria como a projeção de uma imagem num retroprojetor: aquelas informações unidas projetam uma imagem em algum lugar.

A projeção, portanto, significa meio que a intenção da pessoa ao usar aquele perfume. Se vai para uma balada, usa um perfume que seja mais extravagante, que tenha um cheiro que possa atrair alguém, com notas mais pesadas e sensuais. Se vai ao trabalho, um perfume que tenha um tom mais sério, que seja mais contido, com notas que sejam perceptíveis mas discretas. Se a pessoa vai para um evento pela manhã em um dia quente, procura um perfume que dê a sensação de frescor, com notas leves para não desagradar o olfato alheio. Ou se procura um perfume para o dia-a-dia, um perfume que seja agradável para qualquer ocasião, se sinta confortável de usá-lo independente do local onde se encontre.

Assim, fica evidente que a projeção tem uma ligação extremamente íntima com as notas que compõem o perfume. Quanto maior a porcentagem das notas de base, maior será a projeção. Cerca de 50% das notas de base são de óleos assenciais e fixadores, garantindo assim a projeção da essência e a longevidade do perfume.

Portanto, se o perfume for um "Eau de Parfum", ele terá mais projeção, fixação e longevidade do que um "Eau de Toilette", sendo esse o motivo pelo qual os "EdP" serem mais caros do que os "EdT". Veja as porcentagens das notas que compõem os perfumes:

Eau de toilette:
Notas de cabeça: 50%
Notas de coração: 30%
Notas de base: 20%
Total: entre 8% a 15% de fragrância

Eau de parfum
Notas de cabeça: 40%
Notas de coração: 30%
Notas de base: 30%
Total: entre 15% a 20% de fragrância

Pure perfume (extrait)
Notas de cabeça: 20%
Notas de coração: 30%
Notas de base: 50%
Total: entre 20% a 25% de fragrância

Li matérias na internet que dizem que a notas são melhores quando há a presença de ingredientes animais, os chamados "animal materials", que causam um nível maior de difusão dos outros materiais das notas que compõem o perfume. O problema é que atualmente a maioria desses elementos animais estão sendo substituídos por materiais sintéticos, por serem mais fáceis de serem obtidos e, acredito, por problemas ambientais. Notas como almíscar são praticamente impossíveis de serem obtidas genuinamente, pois a espécie do cervo a qual a substância é obtida está entre as espécies em risco de extinção.

Além de todas essa informações, cabe salientar que a fixação, a projeção e, consequentemente, a longevidade dos perfumes depende bastante do tipo de pele e da temperatura corporal da pessoa, além da temperatura do ambiente em que a pessoa se encontra. Existem muitas variáveis que influenciam nas características dos perfumes.

Como saber se o perfume tem boa fixação/projeção/longevidade? Na minha opinião só há uma maneira: experimentando. Não adianta você procurar ler críticas de uma pessoa que declara que a fixação do perfume é incrível, se ela mora em São Paulo e você em Salvador. São locais geograficamente com características completamente diferentes (clima, umidade do ar, localização das cidades, se são próximas do mar ou longe).

Por isso eu sempre dou essa dica para as pessoas que me perguntam sobre perfumes, se quer mesmo saber se determinado perfume terá as características por você esperadas, experimente antes de comprar. Passe em alguma loja, ponha o perfume no pulso e perceba a evolução dele durante o dia.

Espero ter ajudado nesse post sobre projeção, que acabou abarcando um pouco sobre fixação também. Dúvidas e opiniões, escrevam nos comentários (mas, por favor, se identifiquem)!

Até a próxima!

7 comentários:

Anônimo disse...

exelente poste amigo foi eu quem pediu obrigado !

Renato disse...

Venho parabenizar pois o blog está realmente muito bom, assim como os videos.
Agora gostaria muito de uma ajuda, eu tenho 26 anos e já possuo uma vasta experencia e coleção de perfumes,porém até hoje não encontrei O perfume perfeito. Queria uma dica de O MELHOR perfume para balada? Eu tenho one million e não acho tão gostoso e também já está batido, tenho Fahrenheit e não gosto,tive o joop e não suportei, o meu preferido é o Le male...qual me indicaria? para o dia a dia to usando Guerlain Homme, pra noite formal Dior Homme Intense. Só falta o melhor pra balada?
Obrigado pela atenção.

Temporada Perfumada disse...

Adorei seu blog!! estou participando! participa do meu tbm?
www.temporadaperfumada.blogspot.com

Davi disse...

Renato, agradeço os elogios, e espero q continue visitando o blog! =)
Então, perfume é muito questão de gosto, então pode ser q o melhor pra mim não seja pra vc. Por exemplo, eu amo o One Million, enquanto vc já não gosta tanto. Mas tente experimentar o "Armani Code", o "Black XS" (Paco rabanne), o "The One" (Dolce & Gabanna)...
Tem um perfume da Joop que eu acho MUITO legal, mas não sei se seria bem pra balada, q é o "Nightflight", procure experimentá-lo. E tem um da Burberry que é certamente a minha próxima aquisição, se chama "The Beat".
A dica é: experimente esses e veja se são do seu agrado. =)
Qualquer coisa estamos aqui!
Abraços

Henrique/Rick disse...

Uma curiosidade quanto ao uso de matérias animais é que elas não são bem vistas pelo consumidor atual, visto que a maioria delas era extraída de forma cruel. Além disso, elas se tornaram caras e escassas com o passar do tempo e seu cheiro não é tão popular atualmente, visto que elas possuem um aroma que pode ser ter um aspecto meio sujo ou fecal as vezes.
Ótima matéria, parabéns!

Davi disse...

Henrique, muito legal o seu comentário!
Realmente, isso da crueldade com q eram obtidas essas matérias animais eu deveria ter mencionado!
E ainda bem q atualmente essas essências oriundas de matérias animais estão sendo sibstituidos por sintéticos. Sou super contra o maltrato a animais, proncipalmente para fins economicamente fúteis!
Agradeço sua visita e seu comentário, por favor sinta-se a vontade a comentar sempre que quiser!
Abraço

Henrique/Rick disse...

Davi, a extração delas naturalmente até é possível de forma sustentável, entretanto isso encarece muito e torna inviável o uso comercialmente. Parece que alguns perfumistas artesanais e que trabalham mais com matérias primas naturais ainda as usam, fora eles é um grande mistério quem usa ou não usa comercialmente hoje ainda qualquer matéria prima animal natural.
Eu sou contra o maltrato deles em qualquer situação, especialmente as fúteis.
Abraços!